tag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post2772047450183129704..comments2023-11-13T07:21:53.372-03:00Comments on Todos os Fogos o Fogo: O Quebra-Cabeças do RioMaurício Santorohttp://www.blogger.com/profile/01372053107844478853noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-23928609571287292532010-01-19T08:41:14.073-03:002010-01-19T08:41:14.073-03:00E tem mais.
A inexistência de um arco rodoviário ...E tem mais.<br /><br />A inexistência de um arco rodoviário no Rio e de um anel rodoviário em Sampa são as coisa mais kafkeanas que se pode imaginar.<br /><br />Ainda mais para um país que só usa transporte rodoviário. Até para transportar arroz do Rio Grande do Sul para o Nordeste.<br /><br />Qualquer pessoa ou carga que precise ir do Sul ao Sudeste tem que passar pelas marginais paulistas. É o absurdo dos absurdos.<br /><br />Do mesmo modo, qualquer um que queira vir do Sul ou de SP para o norte Fluminense ou o Espírito Santo, tem que passar por Av. Brasil e ponte Rio-Niterói!<br /><br />Só com o abastecimento da região metropolitana a agricultura familiar já poderia ser uma potência econômica no estado.<br /><br />Aliás, é preciso lembrar que petroleiras, petroquímicas, estaleiros e siderúrgicas devem ser bons. Mas não bastam. Está nos pequenos negócios a chave do crescimento sustentado: agricultura familiar, pequenas manufaturas, restaurantes, pousadinhas, pequeno comércio, serviços. Toda renda disso fica no estado. A das grandes empresas vai para uns poucos acionistas.<br /><br />O Rio de Janeiro tem tudo para ser um grande centro cultural, gastronômico e turístico - uma Paris do hemisfério sul. Cadê os planos para tornar isso uma realidade?André Egghttp://andreegg.opsblog.orgnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-10968918254954279242010-01-18T20:22:28.194-03:002010-01-18T20:22:28.194-03:00Caro Ricardo,
É possível, mas extremamente difíci...Caro Ricardo,<br /><br />É possível, mas extremamente difícil, e não recomendo.<br /><br />Para sair de Brasília, você precisa estar em um órgão federal com unidades nos estados, receber um convite de lá, ter a aceitação dos seus superiores na capital e do Ministério do Planejamento, que supervisiona a carreira.<br /><br />Vários dos meus amigos em Brasília estão tentando sair, e não conseguem.<br /><br />Se seu objetivo é morar fora da capital, tente outro concurso.<br /><br />AbraçosMaurício Santorohttps://www.blogger.com/profile/01372053107844478853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-87445769596789793192010-01-17T20:53:37.739-03:002010-01-17T20:53:37.739-03:00Mauricio,
Desculpe-me pela pergunta "off-top...Mauricio,<br /><br />Desculpe-me pela pergunta "off-topic", mas já que a questão de ser um EPPGG foi abordada por você em postagens mais antigas (leio o blog faz um tempo), gostaria de saber como é possível ser gestor federal e conseguir uma lotação fora de Brasília. <br /><br />É difícil ou é factível exercer a carreira nos Estados?<br /><br />(Pergunto porque fui aprovado no último concurso, que está atualmente suspenso na Justiça por causa de algumas firulas da soma de pontos no edital).<br /><br />Abraços e obrigado,Ricardo Hortahttps://www.blogger.com/profile/02169408523610888177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-85708498163036711542010-01-12T18:05:14.595-03:002010-01-12T18:05:14.595-03:00Salve, Igor.
Pois é, mas uma das contradições que...Salve, Igor.<br /><br />Pois é, mas uma das contradições que não entendo é como o Rio concentra tanto conhecimento em urbanismo (Ippur, IPP, IAB) e como tão pouca coisa prática acontece.<br /><br />Hoje eu conversava com amigas de fora da cidade que me contavam que as vagas dos hotéis já estão esgotadas, em pleno janeiro, antes do carnaval.<br /><br />Se isso é assim agora, imagine com a demanda crescente, em função dos grandes eventos esportivos.<br /><br />Há muito, muito trabalho a ser feito...<br /><br />Salve, Patricio.<br /><br />Sugestão anotadíssima... :-)<br /><br />Aliás, outro dia um amigo e eu conversávamos meio de brincadeira sobre a possibilidade de editarmos um The Carioca Reader, com trechos selecionados de livros clássicos sobre o Rio de Janeiro.<br /><br />AbraçosMaurício Santorohttps://www.blogger.com/profile/01372053107844478853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-5511197907551268872010-01-12T15:59:47.075-03:002010-01-12T15:59:47.075-03:00Meu caro:
Tuda uma leccäo de "janeirologia&qu...Meu caro:<br />Tuda uma leccäo de "janeirologia". Poderia escrever o livro "Río de Janeiro para cariocas e näo fluminenses". Ja, ja, ja!<br />Aqui sempre chegam, lamentávelmente, novas sob a pobreca e a inseguridade na sua cidade. Uma pena.<br />Abracos<br /><br />Patricio IglesiasPatricio Iglesiashttps://www.blogger.com/profile/10585233827638575281noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-81026372616418850322010-01-12T15:59:45.631-03:002010-01-12T15:59:45.631-03:00Meu caro:
Tuda uma leccäo de "janeirologia&qu...Meu caro:<br />Tuda uma leccäo de "janeirologia". Poderia escrever o livro "Río de Janeiro para cariocas e näo fluminenses". Ja, ja, ja!<br />Aqui sempre chegam, lamentávelmente, novas sob a pobreca e a inseguridade na sua cidade. Uma pena.<br />Abracos<br /><br />Patricio IglesiasPatricio Iglesiashttps://www.blogger.com/profile/10585233827638575281noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-41844092225752532192010-01-12T14:57:45.039-03:002010-01-12T14:57:45.039-03:00Caro Maurício,
você não sabe como é triste estuda...Caro Maurício,<br /><br />você não sabe como é triste estudar urbanismo em uma cidade como o Rio de Janeiro. É muito decepcionante ver que a sua cidade não possui absolutamente nenhuma política de planejamento urbano eficaz. Desde quando o problema de transporte assola a cidade? Pelo menos desde pereira passos. O transporte sempre foi negligenciado e entregue à iniciativa privada que hoje se configura por um verdadeiro cartel do transporte público. O transporte acaba sendo mais um fator de segregação social, aumentando a imensa desigualdade na mancha urbana da Rio.<br />A própria questão da favelização, que possui políticas específicas (como o favela bairro), é completamente ineficiente. O caso de Angra pode comprovar isso. E parece que vamos continuar repetindo os absurdos do rio por lá, pois já estão falando em construção de muros ao redor das favelas de Ilha Grande.<br />E sinceramente, não tenho muita esperança na melhoria da infra-estrutura para os eventos que você citou. A cidade já se especializou em maquiar seu problemas, vide o Pan. Se você reparar, no projeto urbano das olimpíadas existe apenas a previsão da implementar faixas seletivas. Nenhuma modificação estrutural está planejada.<br />Triste...muito triste...<br />AbraçoIgor Moreno Pessoahttps://www.blogger.com/profile/01569502540158200848noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-9632000546139340902010-01-12T09:23:25.893-03:002010-01-12T09:23:25.893-03:00Salve, Dani.
Não tenho o percentual de serviços, ...Salve, Dani.<br /><br />Não tenho o percentual de serviços, mas sei que ele é o maior do estado e inclui a Globo. O problema é que muitos desses serviços são de baixo valor agregado, ao passo que diversos entre os mais altos (mercado financeiro e agências de publicidade, por exemplo) migram para Sampa. Mas voltarei a escrever sobre isso, em mais detalhes.<br /><br /><br />O gargalho dos transportes está preocupando muito, não só para chegar/sair do Rio, mas também para circular dentro da cidade.<br /><br />abraçosMaurício Santorohttps://www.blogger.com/profile/01372053107844478853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6199141689736374360.post-84638189328978977232010-01-12T08:54:05.268-03:002010-01-12T08:54:05.268-03:00que impressionante 25% do pib carioca é petróleo! ...que impressionante 25% do pib carioca é petróleo! qual é a participação dos serviços? a Globo é incluída em serviços, junto com a eco informal?<br /><br />no Valor hj há matéria afirmando que o trem bala só ficará pronto depois das olimpíadas, o gargalo de transporte aeroviário portanto será brutal, não?Denny Thamehttps://www.blogger.com/profile/13002835403834363763noreply@blogger.com