quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Feliz Aniversário, Índia!


Nesta quarta a Índia celebra seus 60 anos de vida independente em grande estilo, plenamente consolidada como uma das grandes potências em ascensão na política internacional. Por coincidência, hoje o país foi o tema da minha aula. Disse aos alunos que os indianos estão muito atentos ao que se passa no mundo e estudando com afinco a América Latina, ao passo que nós permanecemos ignorantes a respeito daquele imenso país.

A imprensa britânica está repleta de boas reportagens sobre o aniversário, com destaque, claro, para o Especial da BBC que traz inclusive vídeos e discursos da época da independência e debates sobre o novo status global da Índia.

A proeminência internacional do país foi conquistada graças ao desenvolvimento do setor de serviços, em particular na área de tecnologia da informação, com um expressivo pólo de informática em torno de Bangalore, conhecido como o "Vale do Silício Asiático". A ciência, tecnologia e pensamento também crescem de maneira impressionante: a Índia já dispõe de tecnologia de ponta nos setores da energia nuclear, foguetes e pensadores fundamentais em economia política (em particular comércio internacional), que ocupam cargos de chefia nas principais organizações multilaterais.

A preservação da democracia indiana é outra grande conquista. O sistema foi mantido de maneira quase ininterrupta desde 1947, lidando com pobreza extrema, enormes desigualdades sociais, diversos idiomas (hindi, urdu, inglês etc), conflito étnico e religioso. A violência sectária é um problema sério e preocupante no país, inclusive com atentados terroristas freqüentes, mas os sucessos indianos não são poucos.

A Índia também se tornou uma importante parceira política do Brasil, articuladora de coalizões como o G-20 da Organização Mundial do Comércio e do G-4 para a reforma do Conselho de Segurança da ONU. Junto com a África do Sul, formaram o Fórum IBAS, iniciativa importante de cooperação sul-sul que tem sido muito mais valorizada lá fora do que no Brasil - outra manifestação da nossa provinciana cultura política.

Nenhum comentário: