segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um pouco da JUBRA


Fiz uma viagem não planejada nos últimos dias e fui a Goiânia, participar de uma reunião no JUBRA - III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. O evento reúne os pesquisadores da área - creio que havia umas 500 pessoas - e fui participar de um debate, como membro do Conselho Nacional de Juventude.

O centro da reunião foi a proposta do governo federal em criar mecanismos para aprimorar a avaliação de políticas públicas na área de juventude, pensando parcerias entre diversos órgãos do Estado (Ipea, IBGE) e pesquisadores da sociedade civil. A idéia é boa e com certeza renderá diversas conversas nos próximos meses.

Tem havido um bom interesse por parte da comunidade acadêmica brasileira em conhecer melhor a realidade dos demais países da América do Sul. Às vezes tenho a sensação de que esse desejo é ainda maior na área de juventude, mas talvez seja simplesmente por causa da ótima recepção à pesquisa sobre o tema da qual participei. Levei diversos pacotes para distribuir na JUBRA e os exemplares se esgotaram em menos de 10 minutos.

Ao mesmo tempo, é curioso ver as pessoas comentando os artigos que tenho escrito sobre esses temas. Recentemente, foram publicados dois: "Democracia e Participação: reflexões a partir da I Conferência de Políticas Públicas de Juventude", em co-autoria com minha amiga Patrícia, e um texto que saiu na revista Juventude.br.

Meu ritmo de trabalho está a correria de sempre e na próxima semana viajo novamente. Gostaria de um pouco de tranqüilidade, mas é bastante divertido ver as coisas acontecendo, além de eu gostar muito das pessoas que estou conhecendo no meio de políticas públicas juvenis.

Nenhum comentário: