segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bolsa Néstor Kirchner



Fui um dos premiados com a 1a bolsa Néstor Kirchner, uma parceria do governo da Argentina, da Universidad San Martin em Buenos Aires e da New School University, em Nova York. O objetivo da bolsa é formar líderes políticos progressistas na América Latina, e como resultado, em fevereiro e março estarei nos Estados Unidos, participando das atividades acadêmicas do programa. A bolsa é uma homenagem ao ex-presidente da Argentina, e desenvolve temas que ele abordou em discursos e palestras realizados em Nova York, na Assembléia Geral da ONU e na própria New School.

Meu programa em Nova York será variado, inclui apresentação e debates dos trabalhos dos bolsistas, visitas a instituições multilaterais e organizações internacionais, museus, passeios culturais etc. Minha contribuição será no âmbito do impacto da redemocratização na política externa brasileira, e acredito que certos pontos do argumento valem também para outras nações em desenvolvimento, em especial as da América Latina.

Intercâmbios no exterior são importantes em qualquer profissão e absolutamente essenciais para quem lida com relações internacionais, política comparada e áreas afins. A estadia nos Estados Unidos marcará o quarto país no qual estudo, depois de Brasil, Itália e Argentina. Espero que não seja minha última experiência do gênero, pois do jeito em que anda o mundo, há muito o que aprender por todas as partes.

Também pretendo aproveitar a viagem para circular por outras cidades além de Nova York. Certamente, Washington, mas talvez outras. E para rever amigos que vivem nos Estados Unidos. Meu período no país deve coincidir com a definição do candidato republicano para disputar as eleições presidenciais com Obama, e será interessante seguir de perto esses acontecimentos.

12 comentários:

Gabriel disse...

Parabéns!! Aina sonho um dia fazer um programa acadêmico fora!!

Nicole disse...

Parabéns, Mestre! Fico feliz (mas não surpresa) que a bolsa tenha sido confirmada. Aproveite bastante, NY é uma cidade excepcional. :)

Leo Ramirez disse...

Felicidades Profesor..!!

Gustavo disse...

Caro Maurício,
Fiquei feliz em saber do seu prêmio.
Parabéns pela bolsa e muito sucesso
nos estudos.
Abs, Gustavo Fávero.

Glaucia Mara disse...

Parabens Mauricio.

Nesse mundo em que emendamos um problema no outro, e vivemos um turbilhao eterno, suas analises sao sempre um raio de luz sobre os mais diversos temas.
Aproveite para aprender mais, vivenciar e dividir com a gente.

Maurício Santoro disse...

Obrigado, car@s. Com certeza, será um ótimo período.

abraços

Anônimo disse...

Parabéns prezado. Fico feliz em saber que foi vossa senhoria que conquistou essa bolsa de estudo, sua produção acadêmica faz jus a mais bolsas de estudos e intercâmbios.

Abs
Israel

Maurício Santoro disse...

Obrigado, Israel. Espero que futuras bancas pensem como você!

abraços

Patricio Iglesias disse...

Meu caro:
Como Nicole, fico feliz mas não surpreso pela novidade! Sucessos nos EUA!
Abraços

Patricio Iglesias

PD: Bolsa Néstor Kirchner poderia ter sido o título dum artigo sob as primárias argentinas. Digo, porque os Kirchner "hicieron bolsa" (popularmente, destruiram) à oposição :P

Maurício Santoro disse...

Don Patricio,

Es verdad :=)

abrazos

Karin Nery disse...

Parabéns, Maurício!
Fizeram excelente escolha! Só terão a ganhar com a sua contribuição, e é claro, aguardamos, ansiosamente, pelos novos artigos publicados aqui no blog a respeito da sua experiência acadêmica lá na terra do Tio Sam.

Abraços.

Maurício Santoro disse...

Obrigado, Karin. Acho que será um período muito interessante.

beijos