quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Si ni puedo bailar, no es mi Revolución



Estou num raro período de folga nos meus três empregos (alguém tem que trabalhar neste país) e aproveitando para fazer muitas coisas, inclusive rever amigos fraternos como Fernando Paiva - jornalista, escritor, músico e sempre com muitas idéias interessantes em curso. A mais nova iniciativa do Fernando é o projeto "Si no puedo bailar, no es mi Revolución", uma rede de bandas de rock independente da América Latina.

Eles lançaram neste ano o disco "Porque este Océano es el tuyo, es el mío" (o título é um verso de Neruda), com canções de 17 bandas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. O grupo do Fernando, Luísa Mandou um Beijo, marca presença com uma música muito bonita feita para o irmão dele, que à época se encontrava num dilema vocacional entre cinema e geografia:

"Anselmo, faça cinema, por favor!
Planos cortados e beijos em PB
Tente filmar o que você sente!
Não enquadre a cena, focalize o fundo, quebre a narrativa
e distorça o mundo"


O curioso é que muita gente achou que o "Anselmo" da canção era o Anselmo Duarte, diretor do "Pagador de Promessas" e dois fãs fizeram um videoclipe espertíssimo para a música, a partir de colagens dos filmes do Cinema Novo e da Nouvelle Vague. A confusão criativa se justifica, porque além do nome, há em "Anselmo" referências ao cineasta Glauber Rocha, incluindo diálogos de seu filme.

A conversa com o Fernando foi muito boa e vimos o quanto nossos projetos acadêmicos e culturais tem em comum, no sentido de descoberta da riqueza da América Latina, da fascinação com o continente e do calor humano do contato com pessoas de outros países da região. Fiquei especialmente entusiasmado pelas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e pela cultura de liberdade - creative commons, software livre - que tem florescido no ciberespaço.

Disse ao Fernando que meus instrumentos tradicionais como jornalista e cientista político simplesmente não conseguem dar conta da imensa riqueza que tenho visto em minhas viagens. "Por que você não escreve um livro?", ele perguntou. A idéia está aí, para amadurecer em 2008.

Ah, sim: não deixem de ouvir a cantora chilena Javiera Mena, que também está na coletânea e tem letras absolutamente líricas, embaladas por uma voz doce.

5 comentários:

Anônimo disse...

Maurício, sensacionais o clipe e a música. Feliz ano novo.
Renato Feltrin

Maurício Santoro disse...

Caro,

eles são ótimos. Agora estou vasculhando a Internet em busca de canções das outras bandas da coletânea, que é mesmo excelente. Bom presente para dar em 2008.

Abraços

Anônimo disse...

Mauricio, passei para desejar feliz ano novo e recebi de brinde este excelente. Obrigado pela dica! Feliz ano novo e vamos ver se a gente se encontra num desses congressos aí, cumpadi. Abraço!

Idelber Avelar disse...

este excelente CLIP, ficou faltando....

Maurício Santoro disse...

Salve, meu caro.

Obrigado pelos votos de boas festas, fica também o abraço para você! Curta o pessoal, que é mesmo muito bom, e nos falamos em 2008.

Abraços