quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Adversário de Obama

As primárias do Partido Republicano para escolher seu candidato à Presidência dos Estados Unidos arrastaram-se por cerca de um ano e foram lideradas por 11 pessoas diferentes. Com a desistência do ex-senador Rick Santorum no dia 10 de abril, a vitória sofrida e tardia deverá ser do empresário e ex-governador de Massachussets, Mitt Romney, cujas posições políticas moderadas foram ridicularizadas pelas alas conservadoras do partido, ouriçadas pelo fenômeno do Tea Party. À frente de um partido fragmentado, Romney tem a difícil tarefa de vencer Barack Obama na disputa pela Casa Branca. As pesquisas dão de 7 a 10 pontos percentuais de vantagem para o presidente, apesar da persistência da crise econômica.

Romney representa a corrente centrista dos republicanos, tradicional na Costa Leste dos Estados Unidos. Seu pai seguia a mesma linha política e governou o estado do Michigan, nos Grandes Lagos. A família pertence há várias gerações à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma denominação protestante que surgiu na década de 1820. Conhecidos como mormóns, os fiéis seguem os ensinamentos de seu profeta Joseph Smith Jr, abstêm-se do álcool e realizam intenso trabalho missionário – o próprio Romney exerceu essa função na França.

(...)

O Tea Party saiu-se bem nas eleições legislativas de 2010, com muitas declarações de apoio de deputados e senadores republicanos. Porém, o movimento sofreu sério desgaste nos conflitos envolvendo a elevação do teto da dívida pública dos Estados Unidos. Sua intransigência em aceitar acordos foi reprovada pela maioria dos eleitores, acostumados a compromissos com relação a esse tema.

Além disso, os pré-candidatos presidenciais simpáticos ao Tea Party saíram-se mal nas primárias presidenciais, demonstrando dificuldade de converter os slogans radicais do grupo em propostas de políticas públicas atraentes para os eleitores moderados que são fundamentais na conquista da Casa Branca. O dilema republicano é difícil: conciliar o fervor ideológico das bases com o centrismo necessário para ganhar uma eleição majoritária.

O resto, no artigo que escrevi para a Revista Pittacos.

3 comentários:

Marc Jaguar disse...

Caro Amigo e Mestre Mauricio

Acho dificil para Mitt Romney conseguir bater Barack Obama nas eleicoes presidenciais aqui nos EUA.
Nao que Barack Obama esteja fazendo um governo muito bom, mas eh que a figura de Romney, a meu ver, nao tem apelo politico suficiente para unir todas as correntes de pensamento republicanas e essa seria uma condicao fundamental para bater Barack Obama na eleicao.

Grande abraco, Mauricio!

Goncalez

Anônimo disse...

Obama só perde pra ele mesmo...

Maurício Santoro disse...

Salve, meu caro.

Pois é, as pesquisas estão dando uma vitória calma para o Obama, apesar da popularidade dele apenas razoável, por volta dos 50%.

O nível de divisão dos republicanos é muito alto e é difícil prever o que vai acontecer com o partido nos próximos anos.

abraços