domingo, 11 de maio de 2008

Por que democracia?


Televisão e direitos humanos não são expressões que costumo citar na mesma frase, mas em boa hora o Canal Futura exibe a série "Por que democracia?". Trata-se de um projeto internacional que reúne 10 documentários realizados com o objetivo de iniciar uma "conversa global" sobre o tema. Até agora assisti a seis programas e gostei de todos.

O melhor deles é "Por favor, vote em mim" que usa uma pioneira eleição para representante de turma numa escola primária da China como microcosmo dos desafios e possibilidades da construção da democracia no país. As crianças, de 8 anos, são incrivelmente articuladas e falantes, mas a disputa eleitoral é barra-pesada, com direito a manipulações para matar qualquer político clientelista de inveja. Impressiona como os pais se envolvem em todo o processo e estimulam os garotos e competir selvagemente entre si.

Outro destaque do projeto é "Jantar com o Presidente", em que uma ativista liberal se encontra com o presidente do Paquistão e com os líderes tribais da turbulenta fronteira do país com o Afeganistão. A conclusão é que uma ditadura militar pode não ser o pior dos mundos... Uma perspectiva diferente é do filme sobre o Egito, "Estamos Vigiando Você", no qual um grupo de militantes pró-democracia questiona o governo secular e autoritário do país e rejeita sua pretensão de ser a única barreira à ascensão do fundamentalismo islâmico.

O encontro difícil entre o mundo desenvolvido e o desenvolvimento aparece em dois documentários, um que trata da polêmica sobre os cartuns dinamarqueses sobre o Islâ, outro que aborda as torturas praticadas pelas autoridades dos EUA nos suspeitos de terrorismo. Há ainda um filme sobre a Rússia pós-soviética que mostra a força política do novo nacionalismo, que mistura religião ortodoxa, culto ao Estado e desprezo ao Ocidente.

Ainda não vi todos os filmes e estou especialmente curioso para ver os que abordam América Latina, Índia e África.

6 comentários:

for4saken disse...

Poxa, que interessante, existe em DVD ou algo do gênero? Qual o nome da série lá fora?

Tiago disse...

for4saken, a série se chama "Why democracy?". Dá pra baixar os filmes no site do projeto.

Maurício Santoro disse...

Obrigado, Tiago, já respondeu à dúvida. Aproveito para recomendar o site do projeto, que é excelente, e tem muito material de apoio (artigos, análises, entrevistas) sobre os programas.

Abraços

Ramon Blanco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ramon Blanco disse...

Olá Maurício,
realmente os documentários são muito bons.
Aqui em Portugal já passaram a algum tempo na BBC. Coincidência ou não foi um pouco antes do 25 de Abril.
A cena do pai chinês que compra os cartões para o filho distribuir após o discurso é de dar medo!
Outra coisa que me chamou a atenção foi (não sei como ficou a tradução daí) o menino que perdeu chamar o outro de "ditador" e "tirano". Para uma criança de 8 anos, me chamou a atenção.

O outro que eu vi foi o dos desenhos que geraram a controvérsia. Vou tentar baixar os outros.
No mais tudo certo por aqui. E por aí, como estão as coisas?

Um grande abraço,

Ramon

Maurício Santoro disse...

Salve, Ramón.

A tradução foi a mesma foi por aqui e também me impressionou o sentido negativo dado ao termo "ditadura" - na China, eu esperaria outra coisa.

Os pais policiais do menino são inacreditáveis, além do cartão achei incrível o passeio de trem. Nenhuma raposa política brasileira faria melhor.

Por aqui, tudo a mil. Aliás, esta será uma semana quente na economia brasileira.

Abraços