quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2: a guerra agora é na esfera pública



"Tropa de Elite 2" é melhor, mais maduro e sombrio do que o primeiro filme da série. O agora coronel Nascimento descobre que combater a corrupção na polícia - e sua ramificação, as milícias - é muito pior do que enfrentar traficantes em favelas, e que suas batalhas decisivas não são travadas com armas, mas na esfera pública, no Legislativo e por meio da imprensa, a um alto custo pessoal.

"Tropa de Elite" transformou o capitão Nascimento em herói nacional, um tanto a contragosto da equipe do filme, que o havia imaginado como um personagem problemático, à beira de um colapso nervoso. A verdadeira jornada heróica do primeiro filme era a de André Matias, o jovem e idealista aspirante que aprendia, ao longo da história, como se tornar um policial implacável, e eficiente no combate. Seu rito de transição terminava com ele assassinando o traficante que matara seu melhor amigo. Mas a vingança não era redentora, apenas simbolizava o que André perdera ao longo do caminho, como o rompimento com a namorada e o estranhamento com os colegas de turma na faculdade de Direito.

Em Tropa 2, os anos de violência cobraram um preço caro tanto para Matias quanto para Nascimento. O filme começa com os dois liderando uma invasão do BOPE a um presídio onde ocorre uma rebelião liderada por uma facção de traficantes. A operação terá um desfecho inesperado, que alterará a vida dos protagonistas: Nascimento vira subsecretário de Segurança, responsável pela inteligência, Matias começará um período de ostracismo na polícia, e o outro envolvido, o ativista de direitos humanos Diogo Fraga, é eleito deputado estadual com a agenda de denunciar os abusos cometidos por policiais.

O primeiro filme era maniqueísta e apresentava os ativistas de DH como inocentes úteis nas mãos dos bandidos. Diretor e roteirista aprenderam com as críticas: Fraga é um dos heróis do segundo longa, e aos poucos ganha o respeito de um relutante Nascimento, inclusive por razões pessoais - Fraga se casou com sua ex-esposa, e de certo modo fez a cabeça do filho adolescente do coronel, que tem problemas em se entender com o pai. Na Secretaria de Segurança, ele aplica suas idéias para transformar o BOPE numa excelente máquina de guerra. Mas à medida que mata ou expulsa traficantes de favelas, vê o vazio de poder ser preenchido pelas milícias, grupos do crime organizado com fortes ramificações na polícia, na Assembléia Legislativa e que funcionam como cabos eleitorais para a elite do estado.



Nesse aspecto, Tropa 2 é quase um roman à clef: todos os protagonistas são inspirados em figuras públicas do Rio. Fraga, no deputado estadual Marcelo Freixo, que presidiu a CPI das Milícias (e que faz uma pequena ponta como figurante, ao lado do sociológo Michel Misse). Nascimento e Matias, nos policiais Rodrigo Pimentel e André Batista.

Os vilões são facilmente reconhecíveis para aqueles familarizados com a crônica fluminense: são amálgamas de ex-secretários de Segurança, apresentadores de TV, deputados estaduais e federais. O Sistema, como diz Nascimento. Alguns dos episódios do filme, como a captura de uma equipe de jornalistas pela milícia, também foram inspirados em fatos recentes. Não é o padrão de Hollywood. Heróis morrem, coisas más acontecem a pessoas boas, e nem sempre os maus são punidos. Bem-vindos ao Rio de Janeiro.

"A única coisa que o Sistema respeita é a mídia", desabafa Nascimento. Os jornalistas estão por toda a parte em Tropa 2, e exercendo várias funções: fiscais das autoridades, manipuladores da opinão pública, ou simplesmente à busca de suas ambições pessoais, seja ganhar a manchete principal, seja usar sua fama para obter cargos públicos.

Tropa 2 talvez incomode aos fãs mais ardorosos do primeiro filme, pois mostra o quanto a ânsia da sociedade por vingança contra os criminosos é explorada e manipulada pela elite política corrupta que muitas vezes ganha legitimidade ao atender a esses anseios. O mal-estar será excelente, pois estamos diante de um filme altíssima qualidade, inteligente, provocador, tecnicamente impecável. Que venham mais e melhores deste quilate, pois a esfera pública brasileira também é feita pelo cinema.

6 comentários:

Mário Machado disse...

Correndo o risco de receber alguma pecha.

Havia algo de catártico na vingança que Nascimento representava. É inegável que uma vítima de crime quer ser vingado. Contudo, a fibra moral da sociedade (se existir) é melhor servida pela justiça rápida e eficiente.

Pobre Brasil sonha com a grandeza, mas vive uma realidade tão precária.

Abs,

Milton Ribeiro disse...

Maurício, poderia reproduzir esta crítica no Jornal Sul21 (http://sul21.com.br/jornal/)?

Favor responder para miltonribeiro@sul21.com.br .

Abraço.

Nilson G. Doria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilson G. Doria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilson G. Doria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilson G. Doria disse...

Meu amigo, há quanto tempo!

Comecei a escrever um blog e me lembrei que você também tinha um e resolvi lhe visitar.

Achei excelente sua resenha sobre o filme, mas há algumas pequenas coisinhas que eu discordo de você aqui e ali, e por isso há dois pontos que eu gostaria de ouvir você falar:

1)Você não acha que o "final feliz" deste segundo Tropa fica muito a desejar se compararmos à conclusão "nua e crua" do primeiro filme? Confesso que isto me deixou realmente incomodado, com a sensação de que cederam ao "apelo comercial";

2)Sobre o "meta-filme". Tropa 2 é um filme excelente, sem dúvida, mas não se resume a um espírito "ars gratia artis", e daí vem meu segundo incômodo com o filme, ele ter sido lançado no fds seguinte ao primeiro turno das eleições. Obviamente eu sei que a coisa não seria simples e que isso acarretaria em sérios riscos, mas em parte não é a isso que eles estão se propondo? Gostaria de ouvir o que pensa disso.